MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Crescimento econômico apoiado no desenvolvimento sustentável

A área de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Schmidt, Valois, Miranda, Ferreira & Agel é integrada por profissionais com formação acadêmica especializada e sólida experiência na prestação de serviços relacionados aos temas ambiental, recursos hídricos, saneamento, urbanismo, patrimônio cultural, responsabilidade social, patrimônio genético, economia verde, mudanças climáticas e sustentabilidade.

A abordagem dos aspectos jurídicos relacionados à área é desenvolvida sob uma visão interdisciplinar, associada a uma preocupação ética, o que nos permite identificar novas oportunidades e soluções na concepção e desenvolvimento sustentável de projetos.

Oferecemos avaliações jurídicas integradas de forma a dimensionar os riscos envolvidos na viabilidade de um projeto, além de assessorar o licenciamento ambiental de empreendimentos em diversos segmentos, como energia, petróleo, gás, mineração, tratamento e destinação de resíduos, obras de infraestrutura, logística, indústria, agronegócio e silvicultura.

Além disso, prestamos assessoria no desenvolvimento de instrumentos de governança corporativa, bem como o acompanhamento de tendências regulatórias para diversas empresas e organizações setoriais.

Como podemos ajudar:

• Assessoria na estruturação de negócios envolvendo passivos ambientais, medidas compensatórias, cobrança pelo uso de recurso ambiental, pagamentos por serviços ambientais, criação de áreas protegidas e conflitos socioambientais.

• Atuação em negociações, licitações, concessões, contratos, acordos, termos de compromisso e convênios.

• Elaboração de proposição de regulamentação de padrões legais e de indicadores de sustentabilidade.

• Apoio no desenvolvimento e elaboração de instrumentos de governança corporativa, como sistemas de gestão, programas de conformidade ambiental, relatórios se sustentabilidade (GRI – Global Reporting Initiative), auditoria, processos de certificação e programas de treinamento.

• Atuação em arbitragem ou contencioso.

meiambiente_port

Chambers Latin America 2018

A área de Meio Ambiente vem sido reconhecida por esta publicação internacional de grande importância no meio jurídico. “O mercado fica impressionado com a ‘velocidade, atenção e conhecimento’ da equipe.”

LEGAL 500 2017

A área de Meio Ambiente foi recomendada por esta importante publicação.

LATIN LAWYER 250 2017

As fortes áreas de recursos naturais da Schmidt, Valois, Miranda, Ferreira & Agel são reforçadas por uma impressionante prática ambiental e de sustentabilidade. Rogério Miranda foi destacado por esta importante publicação jurídica.

BEST LAWYERS INTERNATIONAL

A publicação internacional recomenda a área de Meio Ambiente.

ANÁLISE 500

Esta importante publicação nacional recomenda essa área.

Principais Contatos