MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Crescimento econômico apoiado no desenvolvimento sustentável

A área de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Schmidt, Valois, Miranda, Ferreira & Agel é integrada por profissionais com  formação acadêmica especializada e mais de 15 anos de experiência na prestação de serviços relacionados aos temas ambiental, recursos hídricos, saneamento, urbanismo, patrimônio cultural, responsabilidade social, patrimônio genético, economia verde, mudanças climáticas e sustentabilidade.

A abordagem dos aspectos jurídicos relacionados à área é desenvolvida sob uma visão interdisciplinar, associada a uma preocupação ética, o que nos permite identificar novas oportunidades e soluções na concepção e desenvolvimento sustentável de projetos.

Oferecemos avaliações jurídicas integradas para dimensionar os riscos envolvidos na viabilidade de um projeto, além de assessorar o licenciamento ambiental de empreendimentos em diversos segmentos, como energia, petróleo, gás, mineração, tratamento e destinação de resíduos, obras de infraestrutura, logística, indústria, agronegócio e silvicultura.

Além disso, prestamos assessoria no desenvolvimento de instrumentos de governança corporativa, bem como o acompanhamento de tendências regulatórias para diversas empresas e organizações setoriais.

Como podemos ajudar:

• Assessoria na estruturação de negócios envolvendo passivos ambientais, medidas compensatórias, cobrança pelo uso de recurso ambiental, pagamentos por serviços ambientais, criação de áreas protegidas e conflitos socioambientais.

• Atuação em negociações, licitações, concessões, contratos, acordos, termos de compromisso e convênios.

• Elaboração de proposição de regulamentação de padrões legais e de indicadores de sustentabilidade.

• Apoio no desenvolvimento e elaboração de instrumentos de governança corporativa, como sistemas de gestão, programas de conformidade ambiental, relatórios se sustentabilidade (GRI – Global Reporting Initiative), auditoria, processos de certificação e programas de treinamento.

• Atuação em arbitragem ou contencioso.

Chambers Latin America 

A área de Meio Ambiente foi reconhecida por esta publicação internacional de grande importância no meio jurídico. “O mercado fica impressionado com a ‘velocidade, atenção e conhecimento’ da equipe.”

LEGAL 500 

A área de Meio Ambiente foi recomendada por esta importante publicação.

LATIN LAWYER 250 

As fortes áreas de recursos naturais da Schmidt Valois são reforçadas por uma impressionante prática ambiental e de sustentabilidade.” Anna Paula GoésRogério Miranda e Paulo Valois Pires foram destacados por esta importante publicação jurídica.

LEADERS LEAGUE 

Essa área foi reconhecida como uma prática valiosa. Além disso, nosso sócio Paulo Valois Pires foi destacado.

ANÁLISE 500

Esta importante publicação nacional recomenda essa área.

Principais Contatos